Dicionário de Símbolos e Personagens

Aprenda e se encante com os símbolos e os seus significados, personagens culturais do passado e do presente.

Arco do Çairé

Símbolo em formato de semicírculo que representa a arca de Noé. O arco é feito com cipó ou madeira, adornado com fitas e flores coloridas, que simbolizam a fartura de alimentos na região.

Mastros

A diversidade da flora e abundância de alimentos da região. Os mastros são buscado na floresta, e no lugar são plantadas outras árvores. São carregados em procissão nas ruas de Alter do Chão pelos personagens mordomos e mordomas.

Troneira

É quem recebe simbolicamente os devotos no ritual do beija-fita, momento de agradecimento as agraças alcanças. Ela também é a zeladoura da coroa do Divino Espírito Santo.

Moças das fitas

Escolhidas entre “moças puras” (virgens), se vestem de branco nos festejos representando a pureza. Estas personagens caminham junto com a Saraipora na procissão.

Saraipora

Mulher que conduz o símbolo do Çairé durante as procissões pelas principais ruas da vila de Alter do Chão. Diz-se ser a responsável por distribuir entre os demais as bênçãos do Espírito Santo.

Juiz e Juíza

Cada um assume a responsabilidade por um dos mastros levantados durante o evento. A juíza também conduz a coroa do Divino Espírito Santo enfeitada com fitas coloridas.

Foliões ou Rufadores

Composto pelo conjunto musical Espanta Cão são responsáveis pela execução das folias entoadas para os santos durante os ritos religiosos do Çairé.

Capitão

Empunhado com uma espada, exerce o papel de comandante da procissão do Çairé e na bênção dos mastros, como se estivesse comandando a Arca de Noé.

Mordomos e mordomas

Nove homens e nove mulheres responsáveis pela ornamentação do Barracão, ajudam a carregar os mastros e levam varinhas enfeitadas com fitas.

Rezadeiras

Responsáveis por entoar as rezas e ladainhas durante as celebrações.

Alferes

Duas pessoas responsáveis pela condução das bandeiras. a vermelha do juiz e a bandeira branca da juíza.

Procurador e procuradora

Responsáveis pela ornamentação da festa religiosa e são substitutos imediatos do juiz e da juíza.
Ouça Agora

Playlist Çairé 2018 no Spotify